Oportunidades terceiro setor: como encontrar a sua

Encontrar oportunidades no terceiro setor é o desejo de muitos profissionais, principalmente aqueles que já possuem afinidade com alguma causa social. No entanto, nem sempre o processo para encontrar um emprego nessa área é simples, por isso preparamos este post para te ajudar.

Para saber como e onde encontrar oportunidades no terceiro setor, leia este artigo até o final. Boa leitura!

Oportunidades do terceiro setor

Quem é o terceiro setor?

Na sociedade existem alguns setores principais, há o primeiro setor que é formado por instituições do governo e o segundo setor, que é constituído por empresas no setor privado. Ainda assim, há também outro setor muito importante, trata-se das organizações sem fins lucrativos.

Portanto, o termo terceiro setor foi designado para as intuições que não fazem parte nem do primeiro setor, nem do segundo setor. São organizações que promovem serviços ligados a ações sociais e humanitárias e não têm objetivo de lucro.

Como trabalhar no terceiro setor

Tendo em vista que as atividades ligadas ao terceiro setor têm o intuito de transformar o mundo em um lugar melhor, por meio de ações sociais, muitas pessoas possuem o desejo de trabalhar e construir carreira nessa área. Mas, o que fazer para alcançar esse objetivo?

O primeiro passo para quem deseja fazer parte deste setor, é conhecer bem como funcionam os processos de uma instituição filantrópica. Há plataformas de cursos gratuitos que podem te ajudar nesta missão, como a Escola do Terceiro Setor, por exemplo.

Depois disso, é preciso ter afinidade com alguma causa social em específico. Direito das mulheres, crianças, idosos, reabilitação para dependentes químicos, meio ambiente, etc., são vários os temas que as ONGs trabalham, por isso é importante escolher um que realmente tenha a ver com você.

Por fim, mantenha uma boa rede de contatos, uma maneira de fazer isso é por meio do Linkedin. Faça conexões com pessoas que já trabalham em instituições que você deseja fazer parte, exponha seus conhecimentos e fique atento às vagas que são divulgadas.

Entenda a diferença entre trabalhar no terceiro setor e no setor comercial

Outro ponto importante para trabalhar no terceiro setor é saber a diferença entre ele e o setor comercial, por isso separamos uma lista das principais divergências, confira:

  • Nem sempre os trabalhos desenvolvidos no terceiro setor terão resultados mensuráveis, pois quando falamos de mudanças sociais ou comportamentais, não é algo concreto, portanto não dá para medir;
  • Dependendo da área de atuação da ONG, seu ambiente de trabalho pode ser desafiador e até perigoso. Um exemplo disso, foi a morte do indigenista Bruno Pereira que trabalhava em prol da causa índigena;
  • Normalmente, o terceiro setor tem muito mais stakeholders (partes interessadas) do que o segundo setor, afinal é necessário considerar agências parceiras, ministérios do governo, organizações comunitárias, etc.

Onde encontrar vagas no terceiro setor

Depois de saber os principais pontos do trabalho no terceiro setor, você provavelmente deve estar se perguntando: onde encontrar vagas para esse tipo de trabalho? Listamos abaixo algumas opções, veja:

Gife oportunidades

O GIFE é uma associação de investidores sociais no Brasil. Eles disponibilizam um portal de vagas no terceiro setor, com o objetivo de facilitar o contato entre as pessoas que desejam atuar no campo social e as organizações que buscam profissionais.

Quintessa – Vagas

O Quintessa é uma organização que promove a aceleração de outras empresas. Em seu site, eles publicam vagas ligadas a instituições do terceiro setor, que eles atendem.

Idealist

O Idealist é uma instituição sem fins lucrativos, que almeja construir um mundo em que as pessoas vivam de forma livre e digna. No seu site, é possível encontrar vagas de empregos de impacto social, estágios e oportunidades de voluntariado.

Setor 3

O setor 3, desenvolvido pelo Senac, é um dos portais mais antigos do campo. Em sua plataforma são divulgadas oportunidades de emprego em entidades do terceiro setor e desenvolvimento sustentável.

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *