Saiba como organizar eventos para arrecadar dinheiro

Já é bastante conhecido que as entidades do terceiro setor (ONGs, associações e fundações) desenvolvem suas atividades sem almejar lucro e unicamente em prol do bem comum. No entanto, algo que pouco consideramos é que essas entidades precisam de algum capital, inclusive para cumprir com os seus compromissos de atender às demandas sociais.

É uma preocupação constante na cabeça de quem gerencia instituições do terceiro setor a necessidade de novas fontes de renda que ajudem a manter as organizações e a continuar realizando o trabalho. Por isso, este post foi criado. Nele trazemos algumas dicas sobre como você, que administra uma entidade do terceiro setor, pode organizar eventos para arrecadar dinheiro e ter mais uma fonte de renda para a sua instituição.

Ações para arrecadar dinheiro

Dentre as formas de arrecadação existem as ações mais tradicionais e conhecidas e há também outras atividades que servem como fontes extras para ajudar na arrecadação.
Sobre essas últimas trataremos mais adiante. Primeiro vamos abordar aquelas que, apesar de muito conhecidas, sempre merecem ser reforçadas, pois, em geral, funcionam como as principais fontes de renda.

Comecemos então com as parcerias: as ONG, associações ou fundações podem trabalhar (e comumente o fazem) de maneira conjunta, seja com o poder público, seja com a iniciativa privada; e até mesmo com os dois. No primeiro caso, há uma dificuldade a mais, pois para firmar a parceria, já que a instituição precisa antes passar e vencer um processo licitatório. No caso do setor privado, o que acontece é que as empresas patrocinam os trabalhos dos entes do terceiro setor. Nesta modalidade, as duas partes saem ganhando: as entidades por estarem arrecadando os recursos para o seu sustento e para realizar o seu trabalho; e as empresas por ficarem com sua imagem vinculada ao atendimento de demandas sociais.

Juntamente com as parcerias, outra forma muito comum de geração de receita, são as doações. Muitas entidades inclusive possuem essa como sua principal fonte de renda. E aqui precisamos destacar as utilíssimas plataformas de doações online, uma evolução na forma de receber doações; pois propiciam às entidades do terceiro setor o recebimento de contribuições de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Essas são, então, as ações mais comuns das quais uma instituição do terceiro setor pode se valer para arrecadar os recursos de que necessita. Continuaremos falando de ações para este fim, mas agora trataremos de outro método: falemos dos vários tipos de eventos que podem ser realizados por uma instituição do terceiro setor.

Como organizar um evento para arrecadar fundos?

Os eventos, como falado acima, são formas extras de arrecadação de fundos de uma entidade do terceiro setor. No entanto, para o sucesso esperado em qualquer que seja o evento é necessário antes uma boa organização e um planejamento. Por isso, veja aqui aquilo que não pode deixar de ser feito antes de executar esse tipo de ação:

  • Um planejamento geral com o objetivo de esclarecer quais serão os recursos materiais e financeiros necessários para levar a cabo o evento, quantos pessoas precisam estar envolvidas, qual o objetivo a ser alcançado e como ele será anunciado.
  • Definição de como se dará o evento; estabelecer a sua estrutura geral e se haverá etapas, quantas delas existirão.
  • Definição da programação, ou seja, datas e horários.

A preocupação com estes três pontos é essencial, pois ainda que não garanta o sucesso total do seu evento, ela evita muitos contratempos.

 

Ideias de eventos para arrecadar dinheiro

Agora que você já possui alguma ideia de como realizar um planejamento, vamos conhecer alguns dos tipos de eventos que você pode usar como meios de arrecadação de fundos:

Festa beneficente

Festas sempre chamam bastante atenção; e, se estiverem motivadas por uma causa nobre, as chances de sucesso são enormes. Outro fator que torna uma festa beneficente uma boa fonte de receita é que nela você não precisa arrecadar apenas com os ingressos, mas também através da venda de comidas e bebidas.

Eventos gastronômicos

Almoços, jantares, cafés da manhã e feijoadas também são boas formas de arrecadação de fundos. Esse método ainda traz a vantagem de criar um bom ambiente de interação social entre as pessoas da comunidade.

Competições esportivas

A realização de competições esportivas atrai muitas pessoas e, por isso, é uma ótima forma de se fazer uma receita extra. Campeonatos de futebol, futsal e corridas, costumam ser bastante populares. Basta que você estabeleça um valor pela participação de cada equipe ou de cada membro e você conseguirá arrecadar uma boa quantia, além de promover a diversão da comunidade envolvida

Bingo

Bingos, rifas e sorteios são também maneiras muito eficientes de se fazer uma arrecadação extra para uma entidade do terceiro setor. Estes métodos são sobretudo úteis nas situações urgentes em que se precisa de um valor para um determinado fim. Além disso, as pessoas ficam estimuladas a participar de iniciativas como essas, em virtude dos prêmios que elas oferecem.

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *