Energia Solar

A energia solar tem sido utilizada em residências, empresas indústrias, no meio rural e na produção de eletricidade por meio de usinas de energia solar. Além de ser uma energia alternativa renovável e limpa tornou-se uma ótima opção para economizar nos custos de iluminação.
A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia renovável que mais cresce no Brasil e no mundo. Muito confiável a ponto de poder ser instalado mesmo em satélites no espaço.
É feito a partir da luz solar e também pode ser gerado mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Com o uso aumentando exponencialmente a energia solar se tornará a principal forma de geração de eletricidade no mundo nos próximos anos. Por isso é tão importante estar informado sobre o que é sua importância e benefícios.

Solar ou fotovoltaica? Qual é o nome certo?
A energia solar também pode ser referida como energia solar no entanto é importante notar que existem outras formas de energia solar como a energia fotovoltaica e a energia solar térmica.


Qual é a origem do termo “Fotovoltaica”?
O termo “fotoeletricidade” é derivado das palavras gregas (phos) que significa “luz” e “volt” a unidade de força eletromotriz que por sua vez deriva do sobrenome do físico Alessandro Volta inventor da bateria.


Como a energia solar é convertida em eletricidade?
A energia solar é convertida em eletricidade pelo efeito fotoelétrico que ocorre quando partículas de luz solar colidem com átomos presentes em um painel solar provocando o movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica que chamamos de solar fotovoltaica.
Para uso doméstico e empresarial é necessário converter a corrente alternada gerada em corrente contínua que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o dispositivo responsável por essa conversão transformando a corrente e deixando-a pronta para uso no local.


Qual é o potencial energético da energia solar no Brasil?
A geração de energia fotovoltaica tem sido considerada uma tecnologia de energia limpa e sustentável baseada na fonte de energia renovável mais abundante e onipresente do planeta o Sol.

Como funciona um sistema fotovoltaico?
A energia solar fotovoltaica é obtida quando a luz solar é convertida em eletricidade utilizando tecnologia baseada no efeito fotovoltaico. É um tipo de energia renovável inesgotável e não poluente que pode ser gerada em instalações que vão desde pequenos geradores para autoconsumo até grandes usinas fotovoltaicas.

Os dispositivos conectados a uma rede possuem três elementos básicos:
Painéis fotovoltaicos: são grupos de células fotovoltaicas montadas entre camadas de silício que têm o efeito de capturar a radiação solar e transformar a luz (fótons) em energia elétrica (elétrons).
Inversor: converte a corrente contínua gerada pelo painel em corrente alternada adequada às necessidades do consumidor.
Transformador: corrente alternada gerada por inversor em baixa tensão (380.800 V) utilizando transformador para levar a média tensão (até 36 kV).
As instalações off-grid por outro lado operam isoladas ou seja em uma ilha e muitas vezes estão localizadas em locais remotos e fazendas para atender às necessidades de iluminação suporte a sistemas de telecomunicações e bomba de irrigação. Estas centrais isoladas necessitam de dois elementos adicionais para funcionar:
Baterias: que armazenam a energia gerada pelos painéis e não necessária neste momento quando necessária.

Regulador: Protege a bateria contra sobrecarga evitando uso ineficiente.
É uma energia 100% renovável que é inesgotável e não polui não consome combustível nem gera resíduos e contribui para o desenvolvimento sustentável.
É modular em design permitindo construir grandes usinas fotovoltaicas desde o solo até pequenos painéis de telhado.
Permite inserir uma bateria para armazenar a energia restante para uso posterior.
Este é um sistema particularmente indicado para zonas rurais ou remotas onde não existe rede eléctrica ou onde a sua instalação seja complexa ou dispendiosa ou para zonas geográficas com condições climatéricas. Permitir muitas horas de sol por ano.
Contribuir para a geração de empregos verdes e revitalizar a economia local por meio de projetos pioneiros.

O IMAVE é uma instituição que contribui para o desenvolvimento e a sustentabilidade no Estado do Amazonas, Trabalhamos com projetos de Energia Solar de pequenos, médios e grandes portes, solicite-nos um orçamento.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *