5 dicas de cursos online gratuitos para você fazer agora

Um dos traços que marcam mais profundamente o século XXI é a informatização. Nessas duas décadas a internet se tornou a principal plataforma de comunicação e de transmissão de conhecimento entre as pessoas. Ensinar e aprender pela internet é, hoje, algo bastante comum; talvez até o padrão do nosso tempo. Aqui neste texto vamos destacar uma modalidade especial desse padrão: os chamados cursos online. Apontaremos alguns cursos online gratuitos que você pode aproveitar para potencializar seus conhecimentos.

1. Conheça os cursos online gratuitos do Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Microempresas (Sebrae) oferece dezenas de oportunidades gratuitas a quem possui um pequeno ou médio negócio e precisa se capacitar. São cursos sobre uma infinidade de assuntos, desde o atendimento ao cliente à gestão financeira, tecnologias, possibilidades de carreiras, etc.

Os cursos possuem cargas horárias pequenas, variando entre 30 e 60 dias. Além disso, como são onlines, o aluno pode definir os dias e os melhores horários para assistir às aulas; sem comprometer a rotina. Para ingressar em um dos cursos, basta acessar o portal do Sebrae e realizar a matrícula.

2. Cursos online gratuitos disponibilizados pelo Governo Federal

O Governo Federal, através do programa “Todos por Todos”, também busca contribuir com a capacitação dos brasileiros. O programa teve origem durante a pandemia do novo Coronavírus e funciona graças à parcerias com outras instituições, que disponibilizaram cursos de profissionalização, como forma de enfrentamento à pandemia.

Os cursos abrangem muitas áreas. E o aluno pode escolher o curso que prefere fazer e a instituição na qual deseja realizá-lo. Entre as instituições que participam do projeto e oferecem seus cursos, podemos citar o próprio Sebrae (já citado acima), SENAI, Colégio Pedro II, Facebook, Google, Fundação Getúlio Vargas e muitas outras instituições. Para realizar um desses cursos, é necessário acessar a página do programa Todos por Todos e escolher a instituição ou o curso desejado.

3. Veja os cursos disponíveis no programa Educa Mais Brasil

Apesar de trabalhar majoritariamente oferecendo bolsas de estudos, o programa Educa Mais Brasil trabalha com cursos gratuitos no modelo de educação à distância. O Educa Mais Brasil segue um modelo parecido com o programa do Governo Federal Todos por Todos, firmando parcerias com empresas privadas e entidades do terceiro setor que disponibilizam algum de seus cursos a quem deseja realiza- lós.

Os temas são variados e abarcam desde cursos na área de tecnologia, até cursos que versam sobre a preparação para concursos públicos. Ainda, em alguns dos cursos, as vídeo aulas podem ser baixadas e o aluno pode assisti-las mesmo que esteja sem Internet. Para saber mais sobre os cursos gratuitos, basta acessar o portal do programa Educa Mais Brasil.

4. Faça cursos online de graça com o Google

O Google também não fica atrás quando o assunto é oferecer cursos gratuitos. Na página Google Ateliê Digital, a empresa oferece 26 cursos totalmente grátis voltados ao mundo dos negócios e do trabalho. Alguns são sobre assuntos de caráter bastante práticos, como criação de currículo, planejamento de reuniões, formas de aumentar a produtividade, etc.

Outros, no entanto, são mais teóricos e possuem uma carga horária maior; é o caso do curso sobre os fundamentos do Marketing Digital. Além disso, o aluno ainda recebe um certificado após a conclusão do curso. Todos os cursos estão na página Ateliê Digital; quem pretende realizá-los, precisa apenas acessar a página e escolher um deles.

5. Faça cursos específicos para o terceiro setor com a escola aberta

A plataforma de capacitação à distância Escola aberta oferece um curso gratuito e vários outros minicursos a respeito das atividades do terceiro setor. O curso principal chama-se Agente do terceiro setor e é dividido em oito módulos de 20 aulas.

Cada módulo trata de um aspecto importante da administração e do funcionamento das entidades do terceiro setor. Após a conclusão de cada módulo o aluno recebe um certificado. Fato que se repete quando da conclusão geral do curso.

Além do Agente do terceiro setor, a Escola ainda oferta vários outros minicursos sobre outros assuntos, também relacionados às atividades do terceiro setor. Ao acessar o site da Escola aberta, você consegue conhecer melhor cada um dos cursos e se inscrever naquele que mais desejar.

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *