Como registrar domínio .org?

Uma das partes mais importantes em um domínio é a sua extensão, ou seja a parte que vem logo após o nome de domínio. Também chamada de TLD (Top Level Domain), esta parte mostra, de alguma maneira, a natureza das atividades dessa instituição e, em certos casos, traz-lhe também uma maior credibilidade e um maior respeito. São exemplos de extensões de domínios: .com, .gov, .pro, .net, etc. Este texto trata de uma dessas situações: ele fala sobre como registrar domínio .org. Ele aborda o processo em si; quem pode registrar, o que é necessário e como se dá o processo, no Brasil e no exterior.

O que é um domínio .org?

.A abreviação.org é uma das extensões possíveis para um domínio, que pode também ser .net, .com, .edu, e muitos outros. Um domínio com esta extensão geralmente é um domínio não comercial (.com) ou organizacional. Esta extensão possui alcance e popularidade mundial. Normalmente é utilizado para denominar sites de organizações do terceiro setor como ONGs, por exemplo.

Quem pode registrar um domínio .org?

Em geral, o mais comum, hoje, mundo afora, é que os domínios .org estejam ligados principalmente às instituições sem finalidades lucrativas, ou seja, do terceiro setor: ONGs, associações, fundações, etc.

Qual a documentação necessária?

Em qualquer processo de registro de domínio, é sempre necessária a apresentação de alguns documentos que variam conforme a extensão do domínio. No caso de uma instituição que pretenda registrar domínio .org, os documentos que devem ser apresentados ao órgão gestor são: CNPJ da organização e documentos que comprovem a natureza não governamental e sem finalidades lucrativas da instituição.

Como faço para registrar um domínio .org?

De maneira geral, o registro de domínio em um país é feito por um órgão especializado e fiscalizador desta atividade. No Brasil, este órgão é o Registro.Br. No site deste órgão qualquer pessoa pode criar e registrar o seu próprio domínio, que nesse caso será brasileiro. Portanto, quem pretende fazer um registro de domínio com a extensão .org, deve normalmente acessar o site o Registro.Br, criar o domínio com a extensão .org e realizar o pagamento da taxa de registro.

Como registrar um domínio .org grátis?

O registro de um domínio, seja ele .org ou qualquer outro, é sempre pago. De modo que podemos afirmar que não há a possibilidade de se registrar um domínio gratuitamente.

No entanto, há uma exceção a essa regra: as empresas de hospedagem de sites e registros de domínios costumam presentear seus clientes com domínios gratuitos, quando da aquisição de seus planos. Ou seja, o cliente, ao contratar um plano de hospedagem de site, recebe também um nome de domínio a ser gratuitamente registrado. Portanto, se o cliente desejar um domínio gratuito com a extensão .org, ele deve informar-se a respeito de provedores que oferecem, em seus planos, nomes de domínios gratuitos nesta extensão.

Como registrar um domínio .org fora do Brasil?

Se, para domínios nacionais, o órgão regulador é o Registro.Br, no caso dos domínios internacionais este órgão é a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers). Portanto, quem deseja registrar um domínio internacional – no caso deste texto, com o identificador .org –, deve procurar um provedor de hospedagem reconhecido pela ICANN que ofereça este serviço.

 

 

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *