Causas sociais: o que são, qual escolher e como defender

Nossa sociedade, infelizmente, possui muitos problemas e demandas sociais. Nesse cenário, surgem diversas causas sociais que se dispõem a amenizar esses problemas e diminuir as desigualdades sociais. Para saber mais sobre como surgiram as causas sociais e como apoiá-las, leia este artigo até o final!

Causas sociais e Ambientais

O que são causas sociais?

Com o avanço da sociedade surgiram várias questões sociais, que podemos interpretar como um conjunto de desigualdades sociais. O termo questão social apareceu na Europa, no século XIX, quando o processo de industrialização e modernização deu origem ao empobrecimento da classe operária. Diante dessa situação, a população passou a exigir políticas sociais que ajudassem a classe operária.

Além da desigualdade financeira, com o passar do tempo outras questões sociais também passaram a ser discutidas, como desigualdade de gênero, degradação do meio ambiente, racismo, etc. Na tentativa de solucionar esses problemas surgem as causas sociais.

Desta forma, causas sociais são a tentativa de combater problemas existentes na sociedade. Toda causa social tem um objetivo a ser alcançado, ela pode ser praticada individualmente, em grupos e por organizações como ONGs e instituições filantrópicas.

Exemplos de causas sociais no Brasil

O Brasil por ser um país ainda em desenvolvimento sofre com muitas mazelas sociais. Conforme um relatório produzido pela consultoria Case, em 2022, algumas das principais causas sociais para se observar são:

  • Jovens sem perspectiva de educação e emprego;
  • Falta de investimento em pesquisas científicas;
  • Desmonte da cultura brasileira;
  • Novas síndromes relacionadas a saúde mental;
  • Crise climática;
  • Combate à pobreza e à fome;
  • Defesa dos povos indígenas;
  • Proteção à população LGBTQIAP+;
  • Combate ao racismo;
  • Inclusão PCD;
  • Combate à desinformação (Fake News).

Além das questões presentes no relatório, outros exemplos de causas sociais importantes no Brasil são: combate à violência doméstica, combate à violência e auxílio a dependentes químicos.

Como escolher uma causa social?

Caso você esteja pensando em aderir a uma causa social e lutar em prol dela, é preciso pensar em alguns aspectos antes. O primeiro ponto é encontrar uma causa com a qual você se identifica e ficará feliz em observar os resultados.

Outro ponto é verificar se é viável trabalhar em prol dessa causa. Por exemplo, vamos supor que você se identifique com a causa ambiental, mas na região em que você mora não tenha nenhuma organização que faça esse trabalho. Nesse contexto, será preciso pensar e analisar se você está disposto a fazer esse trabalho sozinho e quase do zero.

Como defender uma causa social?

Quando falamos em apoiar uma causa social, muitas pessoas têm em mente apenas ações grandiosas, mas há diversas formas de contribuir para a sociedade, desde a divulgação nas redes sociais até as contribuições financeiras. Confira nos próximos tópicos as principais maneiras de defender uma causa social.

Pequenas atitudes

O primeiro passo para defender uma causa é incorporar pequenas atitudes no dia a dia. Se você apoia a causa ambiental, por exemplo, um primeiro passo é diminuir a produção de lixo, parar de usar sacolas plásticas, entre outras atitudes.

Redes sociais

A internet e as redes sociais oferecem diversos benefícios e várias possibilidades, inclusive há várias formas de defender uma causa social por meio delas. Você pode encontrar ONGs e instituições que trabalhem com o mesmo propósito que você e compartilhar com elas suas publicações para ajudar nas divulgações. Você também pode produzir seu próprio conteúdo para conscientizar as pessoas.

Apoio a instituições

Outra forma de contribuir com uma causa social é ajudando ONGs e instituições filantrópicas. O auxílio pode ser feito com trabalho voluntário ou com doações de dinheiro, ou de bens materiais como roupas, comida, brinquedos, etc.

Coletivos

Por último, caso você tenha tempo e recursos, se organize com pessoas que apoiem a mesma causa que você e planejem ações em prol disso.

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *