Captação de recursos: saiba como fazer no terceiro setor

Captação de recursos é uma excelente forma de angariar fundos, tanto para empresas quanto para instituições do terceiro setor. Para saber do que se trata captação de recursos e como aplicá-la no terceiro setor, é só continuar lendo este post. Acompanhe!

 

Captação de recursos

O que é captação de recursos?

Captação de recursos são ações orientadas por um planejamento estratégico e processos pré-definidos com o objetivo de levantar recursos materiais ou financeiros.

Por exemplo, vamos supor que você é um influenciador digital e quer lançar uma web série, mas não tem os recursos necessários, como câmeras adequadas, programas de edição de vídeo etc. Mesmo sem ter os meios para lançar uma websérie, ainda seria possível fazer isso através de um plano de captação de recursos, no qual tentaria parcerias com produtoras de vídeo.

Captação de recursos no terceiro setor

A captação de recursos, além de ser uma solução para muitas empresas, também é fundamental para atividades no terceiro setor.

Aplicada no terceiro setor, a captação de recursos se torna uma forma organizada e estratégica que ONGS utilizam para arrecadar doações de pessoas e empresas. É importante frisar que as doações podem ser tanto financeiras quanto materiais.

Se uma das necessidades da instituição for angariar objetos que sirvam de prêmio para um bingo, por exemplo, a captação de recursos pode ser orientada a encontrar empresas parceiras que topem patrocinar o bingo e fornecer os prêmios.

 

Captação no Terceiro Setor

Plano de captação de recursos terceiro setor

Antes de falarmos como deve ser um plano de captação de recursos, é importante sabermos qual é sua relevância dentro de um planejamento estratégico.

O plano estratégico deve definir o que a instituição filantrópica faz, por quais meios ela faz e aonde ela quer chegar. Desta forma, para alcançar seus objetivos futuros, é preciso do plano de captação de recursos, afinal não tem como alcançar as metas traçadas sem fundos para isso.

O plano de captação de recursos deve ser composto pelas seguintes informações:

  • Quanto dinheiro é necessário para que a ONG cumpra com todas as suas funções;
  • Como os fundos serão utilizados;
  • Impacto destas ações no futuro.

Formas de captação de recursos no terceiro setor

Para atingir todos os objetivos de um plano de captação, é legal planejar algumas ações que ajudem a angariar recursos. Veja abaixo alguns exemplos de eventos que podem ajudar nesta missão!

Financiamento coletivo: uma das maneiras mais comuns e efetivas de levantar dinheiro é por meio de financiamento coletivo, que é quando uma instituição disponibiliza em seu site, uma plataforma de doação que permite a contribuição com dinheiro de várias pessoas.

Eventos: os eventos são excelentes formas de promover a imagem da instituição, pois por meio deles são divulgadas as atividades que a ONG faz e também é promovida a conexão entre voluntários, parceiros e funcionários.

Notas fiscais: outra forma de arrecadar doações é por meio da nota fiscal paulista, basta que a entidade seja cadastrada no sistema do seu estado. Desta forma, o consumidor consegue fotografar a nota e fazer contribuições por meio do aplicativo da nota fiscal.

Campanhas: campanhas de doação também são uma ótima forma de arrecadar dinheiro ou materiais de utilidade. Elas podem ser feitas com ajuda das redes sociais e posts informando sobre a campanha.

Geração de renda: por fim, a geração de renda também pode ser feita para arrecadar recursos. As ONGS podem fornecer cursos ou vender produtos produzidos por funcionários.

Captação de recursos terceiro setor

Curso de captação de recursos para o terceiro setor

Caso você queira aprofundar seus conhecimentos em captação de recursos, nós separamos alguns cursos que estão disponíveis na internet e são gratuitos, confira!

  • Escola do terceiro setor: essa plataforma reúne vários cursos voltados para a manutenção e ampliação de ações no terceiro setor, inclusive conteúdos sobre captação de recursos;
  • Portal Idea: o Portal Idea também disponibiliza um curso grátis sobre captação de recursos, nele você irá aprender desde os conceitos mais básicos até o planejamento estratégico de angariar fundos.

*Texto produzido e distribuído pela Link Nacional para os assinantes da solução Conteúdo para Blog.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *